Campanha: "O clamor de Ana" (1° Samuel 1)

Ana vivia com Elcana, seu marido levita, juntamente com a outra esposa dele, Penina, em Ramataim-Zofim, na região montanhosa de Efraim. Apesar da longa esterilidade de Ana, em contraste com Penina, que teve vários filhos, Ana ainda era a esposa mais amada de Elcana. Penina zombava de Ana por causa da esterilidade dela, principalmente quando Elcana levava sua família para seu comparecimento anual no tabernáculo em Silo. — 1Sa 1:1-8.

Em certa visita a Silo, Ana fez um voto a Deus de que, caso pudesse ter um filho, ela o daria a Deus, para Seu serviço. Observando os lábios dela se moverem, enquanto ela orava inaudivelmente, Eli, o sumo sacerdote, de início suspeitou que ela tomara vinho demais e estava bêbeda. Mas ao saber do sóbrio fervor e da sinceridade dela, expressou o desejo de que  Deus lhe concedesse o seu pedido. Deveras, pouco depois ela ficou grávida. Após dar à luz Samuel, ela só foi novamente a Silo depois de Samuel ser desmamado. Daí, ela o apresentou a Deus, conforme prometera, levando uma oferta que consistia num touro de três anos, num efa de farinha e numa grande talha de vinho. (1Sa 1:9-28) Todo ano depois disso, quando ela ia a Silo, Ana levava uma nova túnica sem mangas para seu filho. Eli de novo a abençoou, e Deus novamente lhe abriu a madre, de modo que, com o tempo, ela deu à luz três filhos e duas filhas. — 1Sa 2:18-21.
Observam-se em Ana várias qualidades desejáveis. Ela era dada a orações e era humilde, e desejava agradar seu marido. Todo ano, ela o acompanhava ao sacrifício no tabernáculo. Ela mesma fez um grande sacrifício, abrindo mão da companhia de seu filho, para cumprir sua palavra e mostrar apreço pela benignidade de Deus. Continuava mostrando sua afeição materna, como indicado por fazer todo ano uma nova túnica para Samuel. As idéias expressas na sua oração de agradecimento, quando ela e Elcana apresentaram Samuel para o serviço do templo, são bem parecidas aos sentimentos expressos por Maria pouco depois de saber que viria a ser a mãe do Messias. — Lu 1:46-55.


Ana ao invés de ficar lamentando-se prostada diante da situação, tomou uma atitude de fé, rompeu com o comodismo e foi  buscar a "Pessoa" certa, prostando-se diante do Deus de Israel, ela foi honrada, e a sua vida nunca mais foi a mesma. Ana queria um filho, e o Senhor lhe deu muito mais! Seu primogenito: Samuel ( ouvido por Deus) tornou-se em um grande profeta, onde há nas sagradas escrituras dois livros com seu nome.Pois como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para aqueles que o amam. (1Co 2:9).
Convidamos vc a vir participar conosco desta campanha que nós do GMM iniciamos no mês de janeiro, onde nos encontramos em nossa igreja IEQ Abaeté, de 2ª a 6ª feira as 5:00 am, para clamarmos diante do altar. Assim como Deus foi com Ana ele é comigo e com vc! Lembre-se: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. (Isaias 55-6). Que Deus Te abençoe!
                                                                           
                                          Presidente GMM Lia